Publicado em 11/05/2023
Compartilhar
A vida descrita pelas quatro estações
A natureza conectada com a vida humana.
O caminho das estações do ano em muito lembra o caminho da evolução do ser humano. Outono, é tempo de deixar ir. Inverno, é tempo de descansar. Primavera, é tempo de plantar. Verão, é tempo de colher.
Quando temos um problema passamos por brigas e discussões - é preciso encontrar desfechos. Depois, precisamos de um tempo para nos recuperarmos nas aflições. Após, a vida vai voltando ao normal e, quando menos esperamos, a alegria volta pra gente.
O desapego do outono. No outono, olhamos para dentro e fazemos uma limpeza interna, deixando ir o que não tem mais espaço ou sentido na nossa vida. O outono acontece quando sofremos uma grande decepção, quando temos uma perda - pessoas, amores, emprego, bem material, amizade, saúde. Esse tempo é introspectivo e melancólico - a gente se conecta com sentimentos do passado, mágoas e culpas.
É a época das folhas caírem, assim como devem cair o que não nos sustenta mais. Na saúde, as doenças respiratórias aparecem, porque a angústia do que nos comprime por dentro causa falta de ar e a gente não consegue respirar. O desapego é difícil, mas é necessário para o caminho da evolução. Para o processo evolutivo é preciso mergulhar fundo dentro de si próprio, ter uma conexão particular com o Todo e fazer silêncio, muito silêncio.
A introspecção do inverno. No inverno, vamos ao encontro das nossas sombras internas, nossos aspectos secretos. Os dias são curtos e as noites, longas. Os períodos de recolhimento e escuridão são maiores, é hora de se recuperar: pedimos chás e sopas quentes, para aquecerem nosso frio interior.
O inverno é um tempo de descanso, tempo para cuidar do corpo e da saúde, tratar as feridas internas e renovar as forças. É a estação que depende da aceitação para passar em tranquilidade - você aceita o que já foi, se recolhe e se alimenta de bons alimentos, para o corpo e para a alma. Época de hibernar e despertar para a vida, renovado.
O despertar da primavera. É tempo de sair do vazio do inverno, despertar e florescer na estação das flores. Com a energia renovada, a criatividade desponta e a gente abençoa as sementes que estão sendo semeadas - novos projetos, mudanças internas e externas. Novos ares, nova esperança.
O florescimento da estação remete ao recomeço de uma nova vida. Tempo de luz, luz do Sol, luz da vida. É a época de criar raízes, sair da ilusão e viver a vida real. Não tenha medo de recomeçar, a vida é boa quando a gente é bom. Vibre na energia do bem, semeie o bem e os frutos chegarão, pode ser que ainda nessa estação. É tempo de sorrir.
A felicidade do verão. É a estação do ano em que a gente está cheio de energia, com vontade de viver. É o momento da fecundidade, do prazer, das novas descobertas e dos novos amores.
A luz do Sol aquece a maior parte do dia e aquece nosso corpo, trazendo o fogo da vida. Devemos aproveitar para iluminar o que estava apagado dentro de nós, nutrir novas conquistas e acender a chama do poder pessoal. Agradeça pelos dias de luz. É tempo de ser feliz.
A primavera é a infância.
O verão é a juventude.
O outono é a maturidade.
O inverno, a velhice.
Aprenda a agradecer por cada estação.
Assim é a vida.
Redação:
Silvia Delforno, psicanalista.
"Ajudando você a viver de forma mais leve, com mais plenitude e realizações".
Sessões on-line e presencial.
Informações: whatsapp - 11 971182440.