Publicado em 27/04/2023
Compartilhar
Último dia 22, dia da Terra. O que temos a comemorar?
Na década de setenta, James Lovelock, biólogo britânico que na época trabalhava na Nasa, criou a hipótese da Terra estar viva, gerando polêmica no meio científico. Batizou a tese de "Hipótese de Gaia", lembrando a deusa da mitologia grega que representa a terra-mãe, embasando-se em dados concretos.
A Hipótese de Gaia afirma que a Terra está viva e que fazemos parte dela, certeza essa que muitas culturas já têm faz séculos. Tudo que está sobre a Terra está unido e conectado; cada ação é sentida pelo todo. Gaia é o princípio de consciência do planeta Terra, que incorpora o início da vida.
A esfera da consciência reúne seres humanos, o reino animal, a vegetação, as montanhas, rios, mares e oceanos. O caminho da Terra é tornar-se consciente do processo de união, e baseia-se na autoconsciência do homem.
A Terra é um ser vivo. Gaia regula os aspectos chaves da sua superfície dentro dos limites que os seres vivos possam tolerar. A humanidade é parte do complexo da biosfera e, unida aos outros seres vivos, contribui para o equilíbrio interno do organismo de Gaia, independente das variações externas do meio.
Gaia, a deusa primordial. Filha de Caos, Gaia ordenou o cosmos, acabando com a desordem e a destruição, estabelecendo a harmonia. Sua principal característica é a fertilidade. A mãe, a mãe-terra.
O que há para comemorar. O consumo menor de canudinho plástico. O uso de caneca para tomar água ao invés de garrafas pet. O crescente número de bike, reduzindo o número de carros nas grandes cidades.
Agrade a grande mãe. Economize água e energia elétrica. Consuma menos, tudo. Use menos seu carro. Jamais compre um animal silvestre. Plante uma árvore e incentive seu filho a plantar também. Recicle o lixo. Preserve e cuide da vegetação nativa. Tenha vasinhos com hortaliças em casa. Não tenha receio de colocar a mão e os pés na terra.
O poder de Gaia. Ela é a mãe, ela cuida. Seu poder matriarcal sustenta a todos - a terra produz naturalmente o necessário. Diz a lenda que ela girou, girou até transformar-se numa esfera. Das partes do seu corpo formaram-se as montanhas e vales. Para gerar a vida, ela usou da sua própria umidade e criou a chuva, molhando e fertilizando seu corpo, terra. Gaia é a força feminina que comanda o planeta.
Quando pensar na sua vida, pense no planeta Terra. As paisagens, a temperatura, a água, os mares e rios, há uma linda mãe no centro de tudo, pulsando seu coração para que haja vida em abundância. Olhe para Gaia com o carinho de um filho para com sua mãe, respeitando-a.
Antes de cortar uma árvore, antes de poluir as águas, antes de jogar plástico no mar, antes de fomentar a devastação da natureza e a extinção de animais, pense na mãe de tudo. Ela é sua mãe também. Sua mãe Terra.
Gaia está viva. Gaia está sofrendo. Gaia é mãe e a mãe costuma educar seus filhos.
Redação:
Silvia Delforno, psicanalista.
"Ajudando você a viver de forma mais leve, com mais plenitude e realizações".
Sessões on-line e presencial.
Informações: whatsapp - 11 971182440.