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Publicado em 20/09/2016
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Alongamento


A importância do Alongamento!

 
Imagem 164 de A importância do Alongamento!
Uma boa flexibilidade tem efeitos benéficos sobre os músculos e articulações, contribuindo para evitar lesões, reduzindo as dores musculares e aumentando o nível de eficiência das atividades físicas. Ela também é capaz de melhorar a qualidade de vida e aumentar a independência funcional. Os músculos ficam mais elásticos e a amplitude de movimento das articulações aumenta. Além disso, a flexibilidade facilita os movimentos corporais e, consequentemente, a realização das atividades diárias. Uma atividade cotidiana simples, como se abaixar e amarrar os sapatos, pode ser realizada com mais facilidade.

Uma rotina regular de alongamento pode fornecer benefícios, para qualquer pessoa, seja ela atleta ou não. Alguns estudos revelam que pessoas com menor flexibilidade sofrem mais riscos de sofrer lesões.


Tipos de Alongamento:

 
Existem alguns tipos de alongamento e cada um deles é realizado de uma forma. 

  • Estático – É o tipo mais comum de alongamento. Nele, enquanto uma área fica estendida o restante do corpo permanece parado.
  • Dinâmico – Esse tipo de alongamento é indicado, principalmente, para casos em que o ganho da flexibilidade melhora o desempenho esportivo. 
  • Passivo – É feito com a ajuda de forças externas, que podem ser outra pessoa ou aparelhos (faixas elásticas, bastões, bolas).
  • Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva – relaxamento do músculo antagonista durante a contração do agonista. O músculo agonista é o que realiza a contração durante o movimento em uma determinada articulação, cabendo ao músculo antagonista realizar o movimento inverso do agonista. Realizamos uma contração do músculo a ser alongado, e, em seguida, a de seu antagonista, o que irá produzir um maior relaxamento naquele músculo (agonista) e, consequentemente, um maior grau de amplitude do movimento, acarretando em uma melhora no trabalho de flexibilidade.

benefícios:

 
  • Aumento da flexibilidade
  • Diminuição de dores e desconfortos musculares
  • Relaxar a musculatura
  • Boa mobilidade muscular e articular
  • Movimentos musculares mais eficientes e fluidos
  • Melhor alinhamento e postura
  • Melhor aquecimento e desaquecimento em uma sessão de exercícios

Fontes:

 
Nelson AG, Kokkonen J. Anatomia do alongamento. 1ª ed. Barueri: Manole; 2007









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