Publicado em 23/11/2023
Compartilhar
Como se livrar da necessidade de agradar as pessoas
Se você move montanhas para satisfazer aos outros, pare agora. Você está transferindo aos outros a obrigação de se sentir amado. E é obrigação sua se amar
O medo de ser rejeitado ou excluído é o responsável pela necessidade de agradar ao outro a qualquer custo. Você agrada para ser aceito e para criar um ambiente seguro para si próprio.
A falsa satisfação de ser aceito
Hoje você deu uma bala para seu colega, ele agradeceu e te elogiou. Você sentiu a doce sensação de ser querido.
Então amanhã você levará duas balas, seguido por um pirulito e depois um chocolate. E assim chegará a levar boa parte da doceria a ele. Mas ele já não corresponderá as suas expectativas e você irá se magoar.
Posteriormente você falará para ele o quanto se esforçou para deixá-lo feliz com seus presentes e ele lhe dirá que nunca pediu nada e que seus sentimentos não são comprados.
E você cairá num poço de frustração e amaldiçoará o mundo, até iniciar um novo ciclo. Enquanto não entender que o amor que você tanto busca é o seu próprio amor, você viverá entre as garras do seu ego, o que pode lhe gerar, além de questões psicológicas, problemas financeiros e familiares.
O medo vem do ego
O oposto do ego é o amor incondicional. Para uma vida com menos ego é preciso amar mais, usando o amor como seu escudo. Uma pessoa que vive no ego é escrava dos seus prazeres, instintos e sofrimentos.
Conhecendo seus traumas
Tá na hora de se libertar dessa necessidade do ego e a melhor forma é criando conexão consigo próprio. É fácil? No início não, mas é possível. Colocar-se em primeiro lugar é regra fundamental para sua libertação.
Não se apaixone pelo seu complexo de rejeição. O dia que você perceber o tanto de energia gasta tentando agradar ao outro e o quanto essa energia teria feito ou faz diferença na sua vida, você sentirá muito.
Reencontrando a sua essência
O ato de querer agradar as pessoas, além de ser egoísta, pois você está focado na recompensa emocional que irá receber, afastará você da sua verdadeira essência, uma vez que você se molda para caber na vida do outro e, dessa forma, passa a viver um personagem, que uma hora ou outra irá derrubar a máscara, e o resultado será discussões, confusões e discórdias.
Como posso gostar mais de mim
Pegando o exemplo do início do texto, compre guloseimas que agradem a você. Certamente pode ser substituído por um jantar num restaurante que você sonha em conhecer ou um belo café da manhã numa charmosa padaria.
Estude ou dedique-se a uma nova atividade que lhe seja agradável. Pratique esporte para ter saúde e para criar hormônios do bem-estar no seu corpo que irão se refletir na sua qualidade de vida. Assista filmes, séries, desenhos que gostava na infância.
Nada lhe impede de se sentir bem, é a sua cabeça que gera obstáculo onde não existe. Faça terapia - procure por um profissional ao qual você sinta conexão, será um divisor de águas na sua vida. Planeje passeios e viagens. Curta a sua companhia.
Transpasse os limites da sua mente e aceite-se. Você é único. Não force ser amado, pois o amor é livre.
Redação
,