Publicado em 01/12/2023
Compartilhar
A vida fora do modo sobrevivência
Sobreviver é fazer o que se faz sem nenhuma emoção. Viver exige um pouco mais
Sexta-feira. Cinco da manhã eu acordo, faço minha rotina de autocuidado. Limpo as salas, estendo o tapete e ajeito o tatame. Seis e trinta a Nati chega, é dia de meditação. Conversamos sobre o nosso eu, tentando deixar o ego e o mundo lá fora, o que entra é apenas a luz do sol. Nesse momento nos desconectamos do caos.
Após a meditação tomamos um chá com torrada. Já houve café mais elaborado. Já teve meditação a céu aberto. Já estivemos as duas de saia. Já fomos selvagens e sagradas; saudamos Gaia, bendizemos as forças do universo. Esse é o início da nossa sexta-feira, tão significativo em nossas vidas.
Você sai do modo sobrevivência quando molha suas plantas. Quando cuida dos vasos de ervas naturais que servem de tempero e chá para você e para os seus. Quando sua casa tem cheiro de bolo, cheiro de casa limpa e cheiro de alegria. Sim, a alegria tem até cheiro, todavia você está tão mecanizado ao caos que não consegue sentir.
Será que não está faltando vida na sua vida?
Vida se encontra no banho de mangueira nos dias quentes, provando que dá pra ser feliz sem ter piscina. Vida está no banho de chuva repentina de final de tarde, sem reclamar da chapinha do cabelo ou do sapato encharcado. Vida a gente encontra nos risos espontâneos do domingo de manhã, na cama, assistindo todo mundo odeia o Chris.
Vida a gente conhece quando uma joaninha pousa na nossa mão e a gente pensa que não é justo espantar um bichinho tão inofensivo. Vida é quando a gente faz biscoito natalino ou aquela receita que sai decentemente e embrulha num papel simples e presenteia quem a gente ama, bem longe dos sites e aplicativos de consumo inconsciente. Vida é encontrada no bate-papo sobre a vida das galinhas e não sobre as divergências do governo.
Para sair do modo sobrevivência você pode optar por fazer o aniversário do seu filho você mesma: você faz os docinhos, sua mãe, torta e lanchinho, sua sogra, o bolo. A decoração, vocês se unem e sairá uma mesa linda. Ao invés de festa milionária invejando as famosas blogueiras, você opta por menos consumo, menos dívidas e mais simplicidade.
Para sair do modo sobrevivência você pode optar por um passeio de férias mais em conta - o Brasil é tão rico e bonito, com tantas paisagens que enche o coração de amor. Depois que você já tiver explorado de norte a sul, você desbrava o mundo.
Para sair do modo sobrevivência você pode repensar seus gastos, agradar menos aos outros, ter menos fotinhos mostrando sua pseudo felicidade nas redes sociais, todos sabemos que você chora no banho, é normal.
Para sair do modo sobrevivência você pode deixar de se comparar ao outro e entender que a disciplina, a calma e o momento certo é que gera a prosperidade. Você pode entender também que a mente comanda as ações e que você pode entender como funciona a sua.
Por fim, para sair do modo sobrevivência, você pode optar por viver. É simples.
,