Com a chegada do inverno e queda das temperaturas em boa parte do país, muitos adeptos da massagem ao longo do ano acabam procurando menos pelas sessões de massagem por imaginar o desconforto ao ter que tirar alguma peça de roupa ou tomar banho fora de casa, ao final de uma sessão de massagem com óleos, por exemplo.
O que muita gente não percebe é que a massagem pode ser um excelente recurso para a manutenção da saúde durante os dias mais frios. Com a chegada do inverno, muitas pessoas sofrem com o ressecamento da pele, dores em músculos e articulações e baixa no sistema imunológico, por conta da variação de temperatura. E a massagem é uma técnica eficaz e prazerosa para prevenir ou amenizar essas três situações.
Técnicas como candle massage, massagem Abhyanga entre outras que utilizam a aplicação de cremes e óleos são muito boas para promover a hidratação da pele, ao passo que a massagem de modo geral, estimula o sistema circulatório, músculos e articulações, prevenindo e aliviando dores, muito comuns nessa época do ano. Esses estímulos além de promoverem uma sensação de bem-estar, ajudam no fortalecimento do sistema imunológico, diminuindo as chances de gripes e resfriados, além de trazer mais animo em um período em que assistir filmes e comer parece o melhor programa.
As massagens em dias mais frios também são um bom recurso para estimular o alongamento do corpo, prevenindo dores nos músculos e articulações. Dependendo da técnica de massagem utilizada, os principais grupos musculares são estimulados de forma direta ou indireta, fato que justifica a massagem desportiva como um bom tratamento antes ou depois da atividade física.
A maioria das técnicas mais populares de massagem podem promover os benefícios citados, mas quando falamos sobre dias frios algumas podem parecer mais interessantes. Confira agora uma lista de massagens indicadas para conhecer no inverno:
Candle Massage – essa técnica utiliza velas especiais que ao serem derretidas não queimam a pele e liberam uma espécie de cera que se assemelha à um óleo próprio para massagem. Essa técnica é ideal para o inverno por agregar um recurso de calor ao mesmo tempo em que a massagem é aplicada com um óleo, recurso interessante para a hidratação da pele.
Massagem Abhyanga – a massagem abhyanga é um estilo tradicional de massagem, relacionado à medicina ayuvérdica, uma linha de conhecimento indiana que engloba terapias corporais, alimentação e autoconhecimento. A massagem abhyanga também utiliza óleos hidratantes para facilitar o deslizamento dos movimentos, e o contato das mãos do terapeuta com o corpo auxiliam a manter o corpo aquecido.
Quick massage – a quick massage é uma técnica bastante popular e como o nome indica, os motivos são a praticidade e rapidez na aplicação dessa massagem. Se o frio te afasta das macas de massagem por não querer tirar peças de roupa ou tomar um banho na clínica de massagem após a sessão, a melhor opção então é a quick massage. Em alguns minutos na cadeira própria para a técnica, com as roupas do corpo e sem utilizar óleos, é possível relaxar a aliviar as dores pelo corpo em uma sessão rápida e prazerosa.
Massagem com pedras quentes – essa não poderia faltar na lista. A massagem com pedras quentes tem a cara do inverno, afinal quem não gostaria de relaxar com o calor agradável das pedras aquecidas, na medida certa, para relaxar o corpo e a mente, aliando uma temperatura agradável com os movimentos ordenados do terapeuta.
Massagem com toalhas quentes – outra técnica semelhante à massagem com pedras quentes, porém, um pouco menos conhecida é a massagem com toalhas quentes. Como se pode presumir, nela o terapeuta aplica os movimentos utilizando toalhas umedecidas em água morna, além de muito relaxante, essa técnica também pode ser empregada para fins estéticos, pois promete auxiliar na redução de celulites e retenção de líquidos no sistema linfático.