Massagem Contra Insônia

login
área do
anunciante
anuncie
divulgue
seus serviços!
pt
Idioma Atual
espaço
 
Topo menu
 
 
Cadastre seu e-mail para ficar informado sobre as novidades do Guia de Massagem.
Base menu
 
 
Selo Certificado SSL

espaço


Publicado em 26/10/2018
Compartilhar com o Facebook Compartilhar

Massagem para Aliviar Insônia

 
Ter um dia muito agitado, ou a expectativa com compromissos importantes no dia seguinte, podem atrapalhar bastante na hora de relaxar para ter um boa noite de sono. Se para você a insônia é um problema constante, o ideal é sempre procurar por algum auxílio médico.  Mas tanto para complementar as indicações médicas ou resolver a dificuldade de pegar no sono, como um problema pontual, a massagem executada por outra pessoa ou através da automassagem, pode ser uma boa ferramenta para relaxar corpo e mente, facilitando a chegada do sono. 

Antes mesmo da massagem propriamente dita, algumas dicas podem ajudar, evitando os problemas com insônia. Começando pela ingestão de alimentos e bebidas, evite fazer refeições muito tarde ou ricas em calorias, consumir alguns tipos de chás, refrigerantes ou café, também pode prejudicar o sono, principalmente no caso de bebidas ricas em cafeína. Além da preocupação com a alimentação, é importante adotar uma rotina relaxante, momentos antes de deitar, evite utilizar celulares e assistir televisão na cama, aparelhos como esses estimulam nosso cérebro, que pode demorar um pouco para relaxar e interpretar que chegou a hora de repousar. 

Momentos antes de dormir, reduza a luminosidade do ambiente. Além disso, utilizar óleos e hidratantes à base de ervas aromáticas, como a lavanda podem auxiliar no relaxamento do corpo e da mente.

Hora da Massagem

 
Imagem 92 de Hora da Massagem
Já na cama, respire profundamente e procure manter o corpo todo relaxado. Deite-se de lado e ao soltar o ar, aperte a nuca com uma das mãos, mantenha a pressão por cerca de 15 segundos e em seguida, solte devagar. Repita o movimento massageando toda a extensão do pescoço e depois faça o mesmo com a outra mão. 

Após massagear o pescoço, utilize o polegar para massagear a base do crânio, você pode apoiar os outros dedos na parte posterior da cabeça e com o polegar, realizar leves pressões e movimentos circulares. Repita o movimento com a outra mão.


Imagem 93 de Hora da Massagem

Para massagear a face e a região ao redor, deite-se de barriga para cima. Iniciando pela região do queixo e mandíbula. Apoie os dedos nas bochechas e realize movimentos circulares. Mantenha o movimento por alguns minutos, enquanto se concentra no ritmo da respiração. Inspirar o ar pelo nariz e soltar pela boca, irá estimular o bocejo, um bom indulto ao sono.

No último movimento da massagem, deite uma das laterais da cabeça no travesseiro, e apoie o dedo indicador na parte de cima da orelha, e o deslize ao redor da orelha, pela área cartilaginosa, com o polegar na parte de trás, realize movimentos circulares por meio minuto. Em seguida, repita na outra orelha.

Ao finalizar a massagem, respire profundamente, se quiser, tome um pouco de água e concentre-se em relaxar e provavelmente, conseguira iniciar uma noite tranquila de sono em alguns instantes.

Experimente também um bom chá:

Quando falamos em chás que ajudam a acalmar, provavelmente, o de camomila ganha destaque, mas como uma alternativa ao chá de camomila e às bebidas que podem prejudicar o sono, como o chá mate, rico em cafeína. Conheça e saiba como fazer dois tipos de chá, que também pode ajudar a diminuir os efeitos da insonia:


Imagem 94 de Hora da Massagem
Chá de Maracujá

Ao contrário do que muitos pensam, o suco de maracujá e derivados da fruta não possuem efeito calmante, essas propriedades são encontradas nas outras partes da planta como a passiflora, flor do maracujá. Tomar uma xícara de chá de maracujá antes de dormir, por uma semana, pode aliviar sintomas de ansiedade e melhorar de forma significativa o sono. 

Para preparar o chá, use o equivalente à uma colher de sopa de flores secas para cada xícara de água quente, e mantenha em infusão por alguns minutos. É possível também preparar o chá com as folhas e aromatizá-lo com gotas do suco da fruta.


Chá de Lavanda

A lavanda é uma planta que possui diversas propriedades com efeito relaxante, analgésico e anti-inflamatório. Além de possuir um aroma agradável. Não é por acaso que a lavanda é utilizada na produção de cosméticos, óleos essenciais, e até mesmo na culinária. 

Para prepara o chá de lavanda, utilize a mesma porção que no chá de maracujá, uma colher de sopa das flores de lavanda para cada xícara de água quente,  deixe em infusão por alguns minutos e sirva na xícara com o auxílio de uma peneira.

  • Bônus
Aula de yoga indicada para iniciantes realizarem ao acordar ou antes de dormir:




Veja também:






Rafael Caetano 
Guia de Massagem















espaço vazio
espaço
 
Site Seguro Guia de Massagem ®