Liberação Miofascial

login
área do
anunciante
anuncie
divulgue
seus serviços!
pt
Idioma Atual
espaço
 
Topo menu
 
 
Cadastre seu e-mail para ficar informado sobre as novidades do Guia de Massagem.
Base menu
 
 
Selo Certificado SSL

espaço


Publicado em 17/12/2018
Compartilhar com o Facebook Compartilhar

Liberação Miofascial

 

A liberação miofascial é uma pratica semelhante às técnicas de automassagem e massagem desportiva, que tem como objetivo encontrar e desfazer regiões conhecidas como ponto-gatilho. Realizar algum tipo de esforço muscular ou permanecer na mesma posição por longos períodos, faz com que a musculatura e a fáscia tomem determinada forma, e esses pontos são causadores micro lesões e dores musculares, após um treino de corrida ou horas no carro dirigindo.  

O principal ponto que diferencia a liberação miofascial de uma técnica de massagem relaxante é o fato de buscar pelos pontos de dor e através da pressão com um equipamento rígido, para devolver a forma natural da fáscia, mesmo que para isso seja necessário suportar esse incomodo por alguns instantes.

Miofascial é uma palavra derivada do grego, onde o termo “mio” é relativo aos músculos, e “fáscia” representa uma estrutura fibrosa. A miofáscia é essa estrutura fibrosa composta por um tecido conjuntivo rico em colágeno, dotada de flexibilidade e resistência, que reveste os grupos musculares, nervos e vasos sanguíneos. 

A fáscia muscular alivia o atrito entre os músculos, e os pontos de ligação desse tecido são conhecidos como tendões. Durante a execução de atividades físicas como correr e realizar exercícios musculação, esse tecido é muito acionado em conjunto com a musculatura do corpo e por conta disso, tanto os grupos musculares, quanto a fáscia podem ficar doloridos e tensionados. Tornando a liberação miofascial, um tratamento de extrema importância para atletas profissionais e amadores, como uma forma de prevenção e tratamento de dores e lesões.

Equipamentos

 
Para realizar a liberação miofascial é necessário o uso de algum equipamento específico, que dependendo do caso, pode ser utilizado pelo terapeuta ou através do auto liberação miofascial. O mais utilizado é o foam roller, um rolo geralmente, produzido em EVA e materiais similares que sejam equilibrados em densidade e maciez, com cerca de 30 centímetros de comprimento. Ao utilizar esse equipamento, a pessoa apoia o rolo sobre o chão e realiza a liberação por meio dos deslizamentos contra o corpo. Além do foam roller, há o stick roller, uma versão mais compacta, onde o terapeuta ou o próprio usuário, utiliza as duas mãos para segurar o equipamento e realizar os movimentos, nesse caso, existem alguns modelos produzidos em materiais mais rígidos, como PVC. Outro equipamento muito utilizado por terapeutas para o tratamento de tecidos moles que são pele, fáscia, músculos, ligamentos e tendões, é o Instrument Assisted Soft Tissue Mobilisation, conhecido como IASTM. Esse equipamento é na verdade, um kit com peças produzidas em aço cirúrgico com diferentes formas e tamanhos com bordas anatômicas. 

Imagem 106 de Equipamentos
Imagem 107 de Equipamentos
Imagem 108 de Equipamentos
Imagem 109 de Equipamentos

Como Fazer Liberação Miofascial com o Foam Roller

 





Rafael Caetano 
Guia de Massagem















espaço vazio
espaço
 
Site Seguro Guia de Massagem ®