Dicas e Cuidados na Hora de Viajar

login
área do
anunciante
anuncie
divulgue
seus serviços!
pt
Idioma Atual
espaço
 
Topo menu
 
 
Cadastre seu e-mail para ficar informado sobre as novidades do Guia de Massagem.
Base menu
 
 
Selo Certificado SSL

espaço

  
Publicado em 12/11/2018
Compartilhar com o Facebook Compartilhar



Dicas e Cuidados na Hora de Viajar

 
Com a chegada do final do ano, vêm os feriados, datas festivas e as tão sonhadas, férias. Nessa época, tudo o que queremos é relaxar um pouco e viajar com a família. Mas ficar na mesma posição por horas, seja em um carro, ônibus ou avião, pode ser bastante desconfortável e em alguns casos, dolorido. Confira algumas dicas para minimizar os efeitos de permanecer sentado por horas em um ambiente com pouco espaço.

Independente do meio de transporte escolhido, o ideal é sempre utilizar roupas e calçados confortáveis durante a viagem, sempre que possível também é importante realizar uma pausa para se levantar e caminhar um pouco, facilitando a circulação sanguínea pelo corpo, se puder, também faça alongamento e alguns movimentos de automassagem, principalmente nas mãos, caso esteja dirigindo.

Alimentação 

Durante a viagem é importante se hidratar e alimentar, até mesmo para chegar ao destino sentindo-se bem. Mas o ideal é priorizar alimentos leves e que não precisem de refrigeração durante o trajeto. Consuma líquidos e caso precise ir ao banheiro não adie. 

Imagem 104 de Dicas e Cuidados na Hora de Viajar

Dica: A maçã é um alimento bem equilibrado em vitaminas, fibras e líquidos, com poucas calorias. Os nutrientes da maçã, como a frutose, aliados com a fácil digestão da fruta, oferecem uma quantidade interessante energia para o corpo sendo muitas vezes comparada com uma xícara de café. Boa opção para um lanche rápido durante a viagem, principalmente caso precise se manter acordado durante o trajeto.


Cuidados com os Pés

Durante longas viagens os pés podem sofrer com inchaços e problemas de circulação, é importante ter alguns cuidados para evitar desconfortos e até mesmo problemas graves, como a trombose. Se for dirigir, escolha calçados confortáveis, que protejam bem os pés e tenham sola com boa aderência. No caso das viagens de avião, seus pés podem inchar um pouco, por isso, escolha calçados macios e mantenha os cadarços com um pouco de folga. Escolher boas meias de compressão também pode melhorar a circulação na região dos pés. 

Confira agora alguns exercícios com os pés que poderão ser realizados durante a viagem.    

Imagem 102 de Dicas e Cuidados na Hora de Viajar
Com os pés descalços, e unidos paralelamente, apoie os calcanhares no chão e aponte os dedos para cima, de forma que sinta os músculos ao redor da canela se enrijecendo, em seguida abaixe os dedos, de modo que toda a planta do pé esteja apoiada no chão novamente.

No segundo passo, deslize os pés para frente e para trás de forma alternada, comece devagar e aos poucos, aumente a velocidade. 

Utilizando um travesseiro inflável ou almofada de pescoço, apoie os dois pés e simule passos alternados, para movimentar a circulação como se estivesse caminhando.

Em seguida, dobre o travesseiro ao meio e apoie as solas dos pés, um em cada lateral da almofada. Com os dois pés aplique pressão. Esse movimento será bom para movimentar uma série de músculos dos pés e pernas.
 
Você pode realizar esses movimentos em intervalos de aproximadamente uma hora, dependendo da duração da viagem, lembrando de sempre que puder caminhar e alternar movimentos com o corpo. 

Ao Chegar no Destino
Imagem 103 de Dicas e Cuidados na Hora de Viajar

Alguns cuidados devem ser tomados momentos antes do final da viagem ou na hora em que finalmente chegamos ao destino escolhido. Se estiver viajando de avião sem usar calçados, vista os novamente momentos antes da chegada para que seus pés se acostumem com a pressão do calçado. Se estiver sentado há muito tempo, levante-se sem pressa, um pouco antes da chegada. 

Ao chegar realize alongamentos nos braços, dedos das mãos e ombros. Para estimular a circulação também pode ser bom praticar movimentos rotatórios com o pescoço, punhos e tornozelos.  Com esses cuidados, a sensação de cansaço e dores pelo corpo serão mais suaves, e será mais fácil ter disposição para aproveitar o passeio.

No artigo anterior indicamos algumas alternativas para realizar alongamentos e automassagem no escritório, muitos dos movimentos lá apresentados também servem para o contexto da viagem. Então aproveite e confira as dicas: Como Relaxar e Evitar Dores Musculares no Trabalho







Rafael Caetano 
Guia de Massagem










espaço vazio
espaço
 
Site Seguro Guia de Massagem ®