Formação e Cursos de Massagem

login
área do
anunciante
anuncie
divulgue
seus serviços!
pt
Idioma Atual
espaço
 
Topo menu
 
 
Cadastre seu e-mail para ficar informado sobre as novidades do Guia de Massagem.
Base menu
 
 
Selo Certificado SSL

espaço

 
 
Publicado em 18/10/2019
Compartilhar com o Facebook Compartilhar




SEJA UM
PROFISSIONAL
DIFERENCIADO


Imagem 567

Por que a capacitação é tão importante?

 

"Um profissional capacitado pode ganhar até 140% +"


Em qualquer profissão, buscar por fontes de capacitação e manter-se a par das tendências é fundamental para se destacar no mercado e fidelizar seus clientes. No mercado da massagem não é diferente, novas técnicas são desenvolvidas, terapia antigas voltam a fazer sucesso e um bom profissional permanece atento às opções de cursos e conteúdos relacionados ao seu segmento.

Imagem 563 de Por que a capacitação é tão importante?
Mercado: Já faz algum tempo que o mercado da saúde e bem-estar vem apresentando novos modelos de negócios e opções de serviços para os consumidores que buscam por relaxamento e melhor qualidade de vida. Segundo o IBGE, o consumo de bens e serviços relacionados à saúde no ano de 2015, movimentou cerca de R$546 bilhões, correspondendo por  mais de 9% do PIB nacional. São inúmeras técnicas de massagem tradicionais ou inovadoras, oferecidas por profissionais que atuam de forma autônoma empreendendo ou ocupando postos de trabalho em clínicas e centros especializados.

Em estudo divulgado em 2017, pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) , alguns dados confirmaram a importância da qualificação profissional. Segundo a pesquisa, um profissional com ensino superior ganha em média, 140% a  mais do que um profissional com ensino médio. Além disso, profissionais com ensino superior têm taxa de desemprego 40% menor, na mesma comparação. Vale lembrar que de acordo com o Ministério da Educação, classificam-se como formação de ensino superior  cursos bacharelados, licenciaturas e tecnólogos. Incluindo cursos como a formação tecnológica em massoterapia e demais cursos e faculdades das áreas de saúde, bem-estar e estética.         

Renda bruta mensal
para o mercado  de massoterapia

Imagem 569 de Por que a capacitação é tão importante?



Publicidade

 


Quando o assunto é massagem, encontramos diferentes perfis de profissionais, alguns desde o início de sua jornada profissional buscaram pelo conhecimento das técnicas de massagem e atuam nesse mercado há algum tempo, outros profissionais já tinham alguma relação com o atendimento ao público e práticas ligadas ao bem-estar, mas viram na massagem uma oportunidade para expandir suas opções de serviços e se inserir em um mercado promissor. Muitos desses profissionais se questionaram em algum momento sobre qual seria a melhor opção para adquirir o conhecimento necessário para se tornar um bom massagista ou massoterapeuta. 


Opções de Formação

Cursos de Livre Oferta

Segundo o Ministério da Educação, os cursos de livre oferta, abertos à comunidade, não precisam possuir carga horária preestabelecida e exigência de escolaridade mínima. O certificado é baseado no conteúdo programático abordado e carga horária definida pela instituição de ensino.

Curso Técnico em Massoterapia

De acordo com a terceira edição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos mais recente, publicado em 2014 pelo MEC, o curso técnico em massoterapia possui carga horária de 1.200 horas e prepara o profissional para identificar e selecionar as técnicas de massagem aplicadas para cada situação e da mesma forma ter discernimento para respeitar as contraindicações para aplicação das massagens.  Veja mais

Vale lembrar que segundo o Projeto de Lei do Senado nº 13 de 2016, o exercício da profissão de massoterapeuta exige conclusão do curso de nível técnico em massoterapia, cursado em instituições nacionais ou estrangeiras, oficialmente reconhecidas. Portanto, profissionais com formação técnica incompleta ou cursos livres não deve se apresentar como massoterapeuta.


Dúvidas


Por onde começar?

O primeiro passo é conhecer melhor esse mercado. Se possível, conversar com algum massagista profissional e analisar se a melhor opção é realizar o curso técnico ou algum curso de menor duração, abordando uma técnica específica, como quick massage, massagens relaxantes e outras modalidades com boa procura no mercado.

O que avaliar na hora de escolher meu curso?

Na hora de se matricular é importante priorizar alguns critérios como qual o valor disponível para o primeiro investimento e horário disponível para participar das aulas. Além disso, indicação de outros terapeutas e portais de referência no assunto podem ajudar na decisão.

Posso me tornar um bom profissional aprendendo com cursos à distância?


A ideia de aprender uma terapia manual pode parecer curiosa. Mas é possível adquirir bastante conhecimento através de cursos à distância, principalmente se te falta tempo ou boas escolas onde você mora. Vale lembrar também que, algumas pessoas podem ter mais facilidade para se organizar e estudar com horários flexíveis e vídeo-aulas.

Busco por uma instituição conhecida, mas sem tradição nesse mercado ou opto por uma escola que possua apenas cursos especializados? 

Nos dois casos existem prós e contras. Uma instituição focada em cursos de saúde poderá ter uma abordagem diferenciada e maior autoridade em determinados assuntos. Ainda assim, instituições com cursos diversificados mas com qualidade reconhecida no mercado provavelmente oferecerá uma boa formação aos seus alunos, além de fornecer um certificado bem avaliado pelo mercado.

Imagem 555 de Publicidade
Essas e outras dúvidas podem passar pela cabeça no primeiro momento, muitas pessoas se quer receberam uma sessão de massagem profissional ou sabem diferenciar os estilos mais populares. A massagem é um universo muito antigo e abrangente, se introduzir nesse nicho e principalmente se tornar um bom profissional pode ser um grande desafio. Mas vale lembrar também que apesar das dificuldades, pode ser bastante recompensador, um profissional que se identifica na massoterapia terá prazer em adquirir conhecimento e ajudar a melhorar a vida de muitas pessoas. Além disso, as oportunidades podem ser diversas, atuando em eventos, locais fixos ou em empresas.

Antes de adquirir e iniciar um curso de massagem, pode ser interessante pesquisar sobre alguns temas através de livros, artigos, vídeos ou conversando com um massoterapeuta. O primeiro passo pode ser entender qual a influência de culturas tão antigas no desenvolvimento de técnicas populares atualmente. Países como índia, China e Tailândia têm as técnicas de massagem incorporadas em sua cultura, utilizando a pratica para fins medicinais, espirituais e como uma ferramenta para o bem-estar físico e emocional. Compreender a origem dessas técnicas pode despertar uma identificação e ser fundamental para apontar qual o melhor segmento dentro da massagem, para investir.



 
Selecione ao lado, a região de seu interesse para filtrar as escolas e cursos cadastrados em nossa base de dados:

espaço vazio
espaço
 
Site Seguro Guia de Massagem ®