COVID-19 - Cuidados para terapeutas

login
área do
anunciante
anuncie
divulgue
seus serviços!
pt
Idioma Atual
espaço
 
Topo menu
 
 
Cadastre seu e-mail para ficar informado sobre as novidades do Guia de Massagem.
Base menu
 
 
Selo Certificado SSL

espaço

 
Publicado em 18/03/2020
Compartilhar com o Facebook Compartilhar





Coronavírus - Cuidados para Massagistas e Terapeutas

 
Há cerca quatro meses, os olhos do mundo se voltaram para a China, depois que um novo tipo de vírus passou a ser transmitido de forma rápida entre os moradores da cidade de Wuhan. O COVID-19, também conhecido como novo coronavírus, é uma doença que apresenta sintomas semelhantes aos dos demais tipos de virose com o agravante de que afeta os pulmões e por ser um novo tipo de vírus, não possuímos anticorpos para diminuir seus efeitos no corpo humano. Desde os primeiros casos em dezembro de 2019, período em que as informações eram escassas, o vírus se espalhou por diversos países e tornou-se uma pandemia de proporção global. As principais recomendações são evitar aglomerações, e ter extremo cuidado com os hábitos de higiene. 

Muitos profissionais como enfermeiros, massagistas e atendentes lidam diariamente com o público, sem a possibilidade de parar suas funções ou trabalhar de forma distante, utilizando a internet, por exemplo. Esses profissionais devem seguir algumas orientações para minimizar os riscos, prezando pela própria saúde e pelo restante da população. Confira uma série de cuidados pensados especificamente para massagistas e seu ambiente de trabalho: 


Imagem 153 de Coronavírus - Cuidados para Massagistas e Terapeutas
01. Cuidados pessoais - a principal recomendação para evitar a contaminação com o vírus é a higiene adequada das mãos através de lavagem constante, utilizando água corrente e sabão ou da higienização com o álcool em gel 70%. Essa recomendação é ainda mais importante para os massagistas, afinal, o terapeuta terá contato direto de suas mãos com o corpo de seus clientes.

Ao higienizar as mãos é importante passar sabão ou álcool 70% do pulso até as pontas dos dedos, tendo atenção com a região das unhas, dorso das mãos e entre os dedos. Evite manter as unhas longas e lave as mãos antes e depois dos atendimentos, antes de se alimentar ou manusear objetos no ambiente. Tenha cuidado também com receitas caseiras e soluções milagrosas. Não utilize improvisos para substituir o uso do álcool em gel adequado ou da água e sabão. Alimente-se bem, mas tenha em mente que preparados para aumentar a imunidade não fazem milagres.  

Imagem 156 de Coronavírus - Cuidados para Massagistas e Terapeutas
02. Cuidados com  objetos - muitas técnicas de massagem utilizam cremes ou objetos durante a aplicação da sessão. Alguns exemplos são tubos de óleos de massagem, pindas, conchas, pedras quentes, toalhas entre outros. Assegure-se de que esse materiais estejam sempre higienizados, lavando constantemente, utilizando álcool para superfícies na forma líquida ou em gel, com volume 70%. Caso utilize toalhas no ambiente, redobre a atenção com a lavagem e se possível, as mantenha em embalagens individuais. Lembre-se também que, dificilmente os instrumentos utilizados para aquecer as pedras quentes como panelas e aquecedores atingem temperaturas altas o suficiente para esterilizar as pedras. Caso utilize esse tipo de equipamento, faça a mesma limpeza que nos demais objetos do ambiente.


Imagem 154 de Coronavírus - Cuidados para Massagistas e Terapeutas
03. Cuidados com o ambiente - a boa circulação do ar pode diminuir os riscos, então mantenha janelas abertas na medida do possível. Uma outra precaução é manter objetos utilizados na rua como calçados e casacos seus e dos clientes, em uma área próxima da entrada, como um hall, sem contato direto com o ambiente em que a massagem será realizada. Além desse e outros cuidados, a limpeza constante de todo o ambiente é fundamental, tenha atenção especial com itens como maçanetas, toalete de modo geral, e objetos para consumo, como copos, xícaras e talheres, podendo optar por descartáveis em alguns casos. 



Imagem 155 de Coronavírus - Cuidados para Massagistas e Terapeutas
04. Cuidados extras - todas as dicas passadas são formas de diminuir os riscos, sabemos que não é possível manter contato com ambientes externos e pessoas com a plena certeza de que não há risco. Por isso alguns cuidados a própria saúde podem ser uma boa opção para manter-se saudável. 

Alimente-se e descanse bem, consumir água e alimentos saudáveis sempre são recomendados para evitar problemas de saúde e fortalecer o sistema imunológico. 

Mantenha a calma, estamos passando por um momento atípico, em que todo o mundo muda seus hábitos e teme pelo avanço dos casos de infectados em diversos países. Mas ainda assim, as melhores opções para o momento são o cuidado com a limpeza e manter a calma. O medo com o que pode acontecer é capaz de escalar rapidamente e prejudicar nossas avaliações sobre riscos e atitudes.

Converse com seu cliente, da mesma forma que devemos evitar o contágio para zelar pela própria saúde, temos responsabilidade pela saúde das pessoas do nosso convívio pessoal e profissional. Converse com seu cliente, compartilhe informação de qualidade sobre os cuidados necessários e evite contato com pessoas dos grupos de risco como idosos, diabéticos, hipertensos, pessoas com problemas respiratórios crônicos e pessoas com insuficiência renal. Dessa forma conseguimos evitar que a pandemia do covid-19 se agrave rapidamente pelo Brasil. 





Redação: Rafael Caetano 
Guia de Massagem
















espaço vazio
espaço
 
Site Seguro Guia de Massagem ®