Passar muito tempo exercendo a mesma atividade, além de cansativo, pode ser prejudicial para o corpo, trazendo dores e tensões. Para muitas pessoas que trabalham em escritórios e repartições, permanecer durante horas sentado em frente à um computador faz parte da rotina. Mas com alguns cuidados básicos, incorporados aos hábitos diários, é possível separar um breve momento para relaxar e alongar o corpo, ganhando mais disposição para retornar às atividades e evitar dores e lesões como tendinites.
Se você passa muitas horas em uma mesma posição, seja dirigindo um veículo, ou exercendo atividades em uma mesa de escritório, o primeiro passo é manter a atenção constante na sua postura corporal. Fazer alongamentos e automassagem, ao se preparar para um longo dia, antes de sair de casa também é uma pratica bastante benéfica.
No ambiente de trabalho, alguns alongamentos, técnicas de massagem e até mesmo de respiração, podem ajudar naquele momento em que praticamente o corpo todo já está exausto do ciclo repetitivo. Confira algumas dicas que poderão ser executadas em um ambiente corporativo convencional e até mesmo sentado em sua mesa ou carro. Em alguns minutos, é possível distrair a mente da rotina e relaxar a musculatura.
Com um dos pés apoiado no chão, levante o outro pé e realize movimentos em círculo com o tornozelo. Realize o movimento em média, cinco vezes para cada lado, e pelo menos em duas repetições para cada pé.
Para alongar as pernas, apoie a perna esquerda sobre o joelho da perna direita, mantenha a coluna reta, aplique um pouco de pressão sobre a perna dobrada e mantenha assim por cerca de 30 segundos. Repita o movimento com a outra perna.
Braços
Entrelace os dedos e estique os braços para frente, na altura do peito, e de forma que as palmas das mãos fiquem para fora. Alongue o braço por cerca de 15 segundos, sempre mantendo a respiração constante e em seguida, passe para o próximo passo.
Estique os dois braços à frente do corpo e dobre os cotovelos, de forma alternada. Realize uma média de 5 movimentos com cada braço.
Pescoço
Dobre o pescoço para o lado, de modo que seu ouvido direito fique apoiado sobre seu ombro direito, utilize a mão do mesmo lado, apoiada sobre o ouvido esquerdo, para aumentar a pressão de forma moderada. Mantenha assim por cerca de 30 segundos e em seguida, repita do lado oposto.
Após realizar o alongamento dos dois lados, apoie o queixo no peito, e com os dedos das mãos entrelaçados, apoie as mãos a parte posterior da cabeça, alongando o pescoço por 30 segundos.
Após o alongamento levante um pouco a cabeça e realize movimentos circulares para os dois lados, para soltar a musculatura da região.
Automassagem no escritório
Mãos
Apoie o polegar direito sobre a mão oposta e realize movimentos em círculo, com pressão moderada. Dá palma da mão você irá partir para os dedos, realizando o mesmo movimento com o polegar, enquanto apoia o dedo massageado com o indicador da mão oposta. Ao terminar, repita os movimentos na mão direita.
Voltando a trabalhar com a mão direita, apoie a lateral da mão esquerda sobre a palma da mão direita. Feche a mão direita de modo que ela “abrace” a mão oposta, realize movimentos como se estivesse pinçando a mão massageada. Ao terminar, realize o mesmo movimento com os dedos da mão esquerda e finalize repetindo na mão oposta.
Antebraço
No caso de pessoas de permanecem em frente ao computador digitando por muito tempo, é relativamente comum que hora ou outra os músculos do antebraço fiquem doloridos, além do risco de uma tendinite na região. Além dos alongamentos, realizar a automassagem nessa região, ajuda a aliviar a musculatura e estimular a circulação sanguínea. Para isso, utilize os dedos anelar e indicador para realizar pressões rápidas em diversos pontos pela extensão do músculo. Intercale essa técnica com movimentos circulares, realizados com o polegar.
Pescoço
Utilize uma das mãos para apoiar a testa, e traga o queixo em direção ao peito, para que a parte posterior do pescoço fique esticada. Com a outra mão, apoie a palma na nuca e utilize os dedos para massagear a parte lateral do pescoço. Utilize movimentos sutis e circulares intercalados com movimentos como se dedilhasse a lateral do pescoço. Intercale a massagem com o alongamento e repita do outro lado.
Apoie os dedos na parte posterior da cabeça e com os polegares, aplique pressão moderada nas laterais da nuca, em altura bem próxima à junta entre o pescoço e o crânio, paralela às orelhas. Mantendo a pressão nos polegares, realize duas séries de movimentos circulares.
Rafael Caetano
Guia de Massagem