Como Fazer Automassagem

login
área do
anunciante
anuncie
divulgue
seus serviços!
pt
Idioma Atual
espaço
 
Topo menu
 
 
Cadastre seu e-mail para ficar informado sobre as novidades do Guia de Massagem.
Base menu
 
 
Selo Certificado SSL

espaço

Publicado em 28/09/2018
Compartilhar com o Facebook Compartilhar


Como Fazer Automassagem

 

Frequentemente abordamos os benefícios da massagem para o tratamento e prevenção de diversos problemas, mas nem sempre é possível agendar sessões com massagistas profissionais com a frequência desejada. Em situações como essa, a automassagem é uma excelente alternativa para aliviar aquela dor nos ombros ou relaxar um pouco no final de um dia cansativo, por exemplo. 

Vamos abordar em uma série de passos, como é possível aplicar a automassagem, no conforto da sua casa a qualquer momento:

Postura

A postura é um elemento fundamental em qualquer momento, seja enquanto dorme, trabalha, se exercita ou realiza uma sessão de massagem, é muito importante ter atenção à sua postura corporal para evitar transtornos físicos e usufruir ao máximo da terapia, no caso da massagem. Antes de iniciar os movimentos, sente-se de forma confortável, mantendo a coluna reta.


Imagem 50 de Como Fazer Automassagem
Costas


Inicie a massagem com uma respiração profunda, em seguida, apoie sua mão de preferência na direção do ombro oposto, tocando a região da escápula com a ponta dos dedos. A partir de então, os movimentos serão em círculos, de baixo para cima. Para ter maior firmeza nos movimentos, utilize o braço oposto como apoio, na região do cotovelo.



Imagem 51 de Como Fazer Automassagem
Trapézio

Após massagear as costas, apoie a palma da mão na região do trapézio, próximo ao seu pescoço, e realize movimentos de amassamento descendo dessa região até os ombros. Alterne a intensidade da pressão conforme preferir e realize o movimento em três sessões de cada lado do corpo.

Ainda na região do trapézio, mas agora na parte posterior do músculo, utilize as pontas dos dedos para pressionar o músculo na região que fica entre sua coluna e a escápula. Realize movimentos circulares de dentro para fora no sentido dos ombros. Repita a série três vezes e passe para o ombro oposto.

Imagem 52 de Como Fazer Automassagem
Ombros

Apoie o polegar na região popularmente conhecida como “saboneteira”, que fica entre a clavícula e a parte superior do trapézio. Com os outros dedos realize movimentos como se estive beliscando o músculo. Aplique pressão no movimento, mas tenha cuidado para não exagerar, principalmente se o músculo estiver tensionado. E lembre-se de manter uma respiração constante em todas as etapas da massagem.



Imagem 53 de Como Fazer Automassagem
Nuca

Apoiando a testa em uma das mãos, direcione sua cabeça para frente, de modo que o queixo fique próximo à região do peito. Com a mão que irá realizar a massagem, apoie a palma da mão na nuca e com os dedos, massageie a lateral do pescoço em movimentos circulares. Em seguida, utilize toda a mão para pressionar a nuca. Repita o movimento três vezes e alterne o lado.

Apoie os dedos na parte posterior da cabeça e com os polegares, aplique pressão moderada nas laterais da nuca, em altura bem próxima à junta entre o pescoço e o crânio, paralela às orelhas. Mantendo a pressão nos polegares, realize duas séries de movimentos circulares.

Imagem 54 de Como Fazer Automassagem
Cabeça

A primeira parte da automassagem na cabeça irá abranger toda a superfície dessa área. Com os dedos das duas mãos cobrindo a parte de cima da cabeça, realize movimentos em círculo com pressão suficiente para sentir que o couro cabelo está se movendo. Massageie toda a cabeça em três sessões.

Em seguida, entrelace os dedos, e com a palma das mãos, realize movimentos como se estivesse pinçando o couro cabeludo. Repita os movimentos em toda a cabeça.

Imagem 55 de Como Fazer Automassagem

Para massagear a lateral da cabeça, apoie um dos lados com uma das mãos e no outro lado, massageie a lateral, acima da orelha, utilizando os dedos. Aplique pressão e realize movimentos de trás para frente. Após realizar três séries, troque de lado. Para massagear a região próxima aos olhos, apoie a palma da mão na lateral da testa e os dedos pelo comprimento da cabeça. E então realize movimentos circulares em cinco repetições. Em seguida, massageie a lateral da cabeça, utilizando a base da mão em movimentos de zigue-zague. Para ter maior firmeza, utilize a outra mão como apoio, na região da testa. 

Para concluir a massagem na cabeça e relaxar, posicione toda a extensão da mão na testa e deslize por toda cabeça, em um movimento que parte da testa em direção à nuca. Inicie com movimentos rápidos e vá diminuindo a velocidade.

Imagem 56 de Como Fazer Automassagem
Rosto

A região do rosto acumula e demonstra bastante tensão. Para relaxar e diminuir um possível aspecto de cansaço ou nervosismo, posicione-se confortavelmente e realize com calma os movimentos a seguir:

Comece a massagem pela região do maxilar. Apoiando os polegares abaixo do queixo, realize pinçamentos por toda extensão da mandíbula em três repetições.

Partindo da região da mandíbula, realize movimentos circulares com as pontas dos dedos. Alternando em velocidade e pressão, massageie toda a face para liberar a tensão e estimular a circulação sanguínea. 

A técnica a seguir é uma boa alternativa para aliviar a região próxima aos seios da face. Dos lados da face, utilize o indicador e o dedo médio para massagear em movimentos circulares a região acima da boca, próxima à base do nariz. Repita os movimentos em direção as orelhas. 
Imagem 57 de Como Fazer Automassagem

Para massagear a região dos olhos, feche-os e apoie os dedos indicadores na parte interna dos olhos, próximo ao nariz, aplique pressão nessa região no sentido para dentro e na direção da sobrancelha. Também realize três repetições, mantendo atenção no ritmo da respiração.

Para massagear a região da testa, apoie os dedos médios e anelares acima dos olhos e os deslize de dentro para fora, partindo do meio da testa em direção às orelhas.

A última parte da parte da massagem no rosto é na região das orelhas. Inicie os movimentos pinçando os lóbulos e suba o movimento ao redor da orelha até a parte superior. Em seguida realize o mesmo movimento de cima para baixo. Realize duas sessões desse movimento. Para concluir, apoie as palmas das mãos sobre a orelha e esfregue a região. Dependendo da pressão e velocidade dos movimentos, suas orelhas ficarão quentes, mantendo uma pressão confortável continue massageando. Além de relaxante esse movimento será energizante. 


Conclusão

Essas técnicas são uma boa forma para relaxar no dia a dia quando não for possível procurar por um profissional para realizar uma sessão de massagem. Além disso, existem técnicas diferentes para massagear as mesmas regiões. De modo geral, é importante se manter de forma confortável, sem pressa e mantendo a tenção no ritmo da sua respiração e na intensidade dos movimentos. Realizando pesquisas e conversando com um terapeuta profissional também é possível aperfeiçoar essas técnicas. Lembrando que não é necessário realizar todas as etapas sempre que for fazer a automassagem. Ao sentir tensão acumulada na região dos ombros por exemplo, você pode aplicar as etapas dedicadas principalmente nessa região, se não tiver tempo para aplicar a automassagem em todas as etapas. Mas também ressaltamos a importância da massagem completa pelo fato de diversos sintomas terem ligação. Uma massagem bem aplicada em todas as regiões citadas é capaz de promover uma sensação de relaxamento e leveza por todo o corpo.



Referência: Guia Completo de Massagem Corporal

Rafael Caetano 
Guia de Massagem











espaço vazio
espaço
 
Site Seguro Guia de Massagem ®