Automassagem Parte II

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Publicado em 05/10/2018
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Automassagem Parte II - Tratamento para os Pés

 
Na sequência dos passos para aprender como fazer automassagem, o foco são os pés. Aprenda um estilo de para cada momento do dia:

O primeiro passo, seja na automassagem ou nas sessões aplicadas por profissionais, é a atenção com a postura. Posicione-se de forma que consiga tocar todas as partes dos pés sem causar muito esforço em regiões como coluna e joelhos. Em seguida, é importante entender que para aperfeiçoar essa técnica é necessário treinar e ter atenção à sensibilidade tanto dos pés quantos das mãos, para desse modo, sentir qual a pressão adequada para cada ponto massageado. Uma boa dica para experimentar as diferentes sensações ao toque, tanto nas mãos, quanto nos pés, é levar em consideração que de modo geral, os movimentos rápidos e com pressão mais profunda costumam ser utilizados para promover um efeito estimulante e alivio da musculatura tensionada enquanto movimentos mais lentos e com pressão leve tendem a promover um efeito relaxante.


Preparando os pés para um longo dia

 
Muitas vezes passamos boa parte do dia fora de casa. Entre os momentos que ficamos de pé e muitas horas usando calçados fechados, os pés podem ficar doloridos e a pele dessa região pode sofrer com fatores como a falta de ventilação. Realizar uma breve rotina diária pode ser muito eficaz para proteger os pés, complementando ou prevenindo a necessidade de tratamentos mais complexos com podólogos, por exemplo. 

Imagem 62 de Preparando os pés para um longo dia
Inicie os cuidados hidratando os pés com o creme hidratante ou óleo de sua preferência, geralmente os de rápida absorção são os mais indicados.

Aplique o creme ou óleo em um dos pés, o direito, por exemplo. Utilize o pé esquerdo para espalhar o hidrante, usando a sola do pé esquerdo para massagear o dorso, e direito para massagear o dorso. Varie a pressão dos movimentos de acordo com a sensibilidade da região. 

Imagem 63 de Preparando os pés para um longo dia



Com os dedos das mãos dobrados, utilize o meio dos dedos da mão para massagear os pés. Utilize uma das mãos na sola do pé enquanto massageia o dorso com a outra. Em seguida, repita o movimento nos dedos dos pés, um de cada vez, de forma lenta e com firmeza. 

Imagem 64 de Preparando os pés para um longo dia
Tornozelos

Aplique mais uma quantidade de hidratante nas duas mãos e espalhe pelos dois lados do tornozelo, com as pontas dos dedos. Realize alguns giros simultâneos no sentido horário e depois faça o mesmo no sentido anti-horário.



Imagem 63 de Preparando os pés para um longo dia

Sola dos pés

Estique a perna esquerda sobre a superfície em que estiver sentado e cruze a perna direita, de modo que o calcanhar direito fique apoiado sobre o joelho esquerdo. Espalhe o creme ou óleo sobre a sola do pé. Feche as mãos e com a parte externa dos punhos alternados, bata na sola do pé começando pelos dedos, até o calcanhar.


Imagem 66 de Preparando os pés para um longo dia
Dorso do pé

Se necessário, aplique mais hidratante nas mãos e massageie o dorso do pé com as duas mãos. Nesse caso, a recomendação é iniciar com movimentos suaves, que auxiliam no relaxamento e aos poucos, aumentar a intensidade, o que irá causar um efeito energizante. 



Automassagem rápida nos pés

 
Os movimentos a seguir podem ser utilizados para relaxar e aliviar dores nos pés de forma rápida. O uso de algum creme hidratante ou óleo pode ser utilizado para que os movimentos sejam feitos com maior facilidade, mas também é possível aplicar a massagem sem o uso de cremes. 

Imagem 67 de Automassagem rápida nos pés


Com as mãos abertas, deslize uma das mãos sobre a sola do pé e a outra sobre o dorso do pé, simultaneamente. Na primeira etapa realize movimentos partindo do calcanhar em direção aos dedos e em seguida inverta a ordem. 

Apoie o pé no chão e com uma mão em cada lado do pé, o segure como se “abraçasse” o pé, com os quatro dedos apoiados na sola do pé e os polegares sobre o dorso. Os movimentos serão feitos com os polegares, com pressão moderada, em sentido transversal. Em seguida, apoie o calcanhar no joelho oposto, posicione as mãos da mesma forma que no passo anterior, mas dessa vez realize o movimento com os dedos que estão na sola do pé, enquanto os polegares apenas apoiam o dorso. 
Imagem 68 de Automassagem rápida nos pés

Com o pé na mesma posição, apoie uma das mãos na sola, dobre os dedos da outra e utilize os nós dos dedos para massagear o dorso. Em seguida inverta a posição das mãos e massageie a sola, da mesma forma.

Para finalizar, segure o calcanhar com uma das mãos, e com a outra, levante os dedos dos pés, alongando a sola. Em seguida, alongue o pé dobrando os dedos para baixo. Realize os dois passos duas vezes.

Automassagem nos pés para relaxar e dormir melhor

 
Essa técnica de automassagem terá algumas características diferentes na preparação e na execução. O primeiro é proteger a cama ou a superfície onde estiver, com uma toalha, em seguida borrife um spray com óleos essências ou passe um pouco de creme nos pés. 

Imagem 73 de Automassagem nos pés para relaxar e dormir melhor

As etapas dessa massagem serão executadas com os próprios pés. No primeiro passo, apoie um dos pés no chão ou na cama, com o pé oposto, utilize o calcanhar para massagear um dedo de cada vez. Em seguida, utilize o mesmo calcanhar para massagear a parte interna do tornozelo do pé oposto. Depois massageie a mesma região, utilizando os dedos do pé. 

Imagem 74 de Automassagem nos pés para relaxar e dormir melhor

Para massagear a parte externa do tornozelo, utilize os dedos e o dorso do pé oposto em movimentos suaves de trás para frente. 

Imagem 76 de Automassagem nos pés para relaxar e dormir melhor

Para finalizar a massagem, apoie a parte externa do calcanhar na cama, de modo que a sola do pé visível, utilizando a parte posterior do calcanhar oposto, realize suaves movimentos em toda a extensão da sola massageada. Em seguida, repita os passos no outro pé.
Após a execução desses passos, se necessário, limpe o excesso de óleo nos pés, se acomode e descanse.

Conclusão

Com essas três diferentes técnicas de automassagem nos pés é possível condicionar uma rotina de cuidados que podem promover diversos benefícios. Além de relaxar e aliviar dores na região dos pés. Aplicar uma automassagem seja no início ou final do dia promove uma sensação de relaxamento e bem-estar por todo o corpo, mesmo que a região de maior foco sejam os pés e tornozelos.




Referência: Guia Completo de Massagem Corporal

Rafael Caetano 
Guia de Massagem










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