Publicado em 05/10/2018

Compartilhar
Automassagem Parte II - Tratamento para os Pés
Na sequência dos passos para aprender como fazer automassagem, o foco são os pés. Aprenda um estilo de para cada momento do dia:
O primeiro passo, seja na automassagem ou nas sessões aplicadas por profissionais, é a atenção com a postura. Posicione-se de forma que consiga tocar todas as partes dos pés sem causar muito esforço em regiões como coluna e joelhos. Em seguida, é importante entender que para aperfeiçoar essa técnica é necessário treinar e ter atenção à sensibilidade tanto dos pés quantos das mãos, para desse modo, sentir qual a pressão adequada para cada ponto massageado. Uma boa dica para experimentar as diferentes sensações ao toque, tanto nas mãos, quanto nos pés, é levar em consideração que de modo geral, os movimentos rápidos e com pressão mais profunda costumam ser utilizados para promover um efeito estimulante e alivio da musculatura tensionada enquanto movimentos mais lentos e com pressão leve tendem a promover um efeito relaxante.
Preparando os pés para um longo dia
Muitas vezes passamos boa parte do dia fora de casa. Entre os momentos que ficamos de pé e muitas horas usando calçados fechados, os pés podem ficar doloridos e a pele dessa região pode sofrer com fatores como a falta de ventilação. Realizar uma breve rotina diária pode ser muito eficaz para proteger os pés, complementando ou prevenindo a necessidade de tratamentos mais complexos com podólogos, por exemplo.
Inicie os cuidados hidratando os pés com o creme hidratante ou óleo de sua preferência, geralmente os de rápida absorção são os mais indicados.
Aplique o creme ou óleo em um dos pés, o direito, por exemplo. Utilize o pé esquerdo para espalhar o hidrante, usando a sola do pé esquerdo para massagear o dorso, e direito para massagear o dorso. Varie a pressão dos movimentos de acordo com a sensibilidade da região.
Com os dedos das mãos dobrados, utilize o meio dos dedos da mão para massagear os pés. Utilize uma das mãos na sola do pé enquanto massageia o dorso com a outra. Em seguida, repita o movimento nos dedos dos pés, um de cada vez, de forma lenta e com firmeza.
Tornozelos
Aplique mais uma quantidade de hidratante nas duas mãos e espalhe pelos dois lados do tornozelo, com as pontas dos dedos. Realize alguns giros simultâneos no sentido horário e depois faça o mesmo no sentido anti-horário.
Sola dos pés
Estique a perna esquerda sobre a superfície em que estiver sentado e cruze a perna direita, de modo que o calcanhar direito fique apoiado sobre o joelho esquerdo. Espalhe o creme ou óleo sobre a sola do pé. Feche as mãos e com a parte externa dos punhos alternados, bata na sola do pé começando pelos dedos, até o calcanhar.
Dorso do pé
Se necessário, aplique mais hidratante nas mãos e massageie o dorso do pé com as duas mãos. Nesse caso, a recomendação é iniciar com movimentos suaves, que auxiliam no relaxamento e aos poucos, aumentar a intensidade, o que irá causar um efeito energizante.
Automassagem rápida nos pés
Os movimentos a seguir podem ser utilizados para relaxar e aliviar dores nos pés de forma rápida. O uso de algum creme hidratante ou óleo pode ser utilizado para que os movimentos sejam feitos com maior facilidade, mas também é possível aplicar a massagem sem o uso de cremes.
Com as mãos abertas, deslize uma das mãos sobre a sola do pé e a outra sobre o dorso do pé, simultaneamente. Na primeira etapa realize movimentos partindo do calcanhar em direção aos dedos e em seguida inverta a ordem.
Apoie o pé no chão e com uma mão em cada lado do pé, o segure como se “abraçasse” o pé, com os quatro dedos apoiados na sola do pé e os polegares sobre o dorso. Os movimentos serão feitos com os polegares, com pressão moderada, em sentido transversal. Em seguida, apoie o calcanhar no joelho oposto, posicione as mãos da mesma forma que no passo anterior, mas dessa vez realize o movimento com os dedos que estão na sola do pé, enquanto os polegares apenas apoiam o dorso.
Com o pé na mesma posição, apoie uma das mãos na sola, dobre os dedos da outra e utilize os nós dos dedos para massagear o dorso. Em seguida inverta a posição das mãos e massageie a sola, da mesma forma.
Para finalizar, segure o calcanhar com uma das mãos, e com a outra, levante os dedos dos pés, alongando a sola. Em seguida, alongue o pé dobrando os dedos para baixo. Realize os dois passos duas vezes.
Automassagem nos pés para relaxar e dormir melhor
Essa técnica de automassagem terá algumas características diferentes na preparação e na execução. O primeiro é proteger a cama ou a superfície onde estiver, com uma toalha, em seguida borrife um spray com óleos essências ou passe um pouco de creme nos pés.
As etapas dessa massagem serão executadas com os próprios pés. No primeiro passo, apoie um dos pés no chão ou na cama, com o pé oposto, utilize o calcanhar para massagear um dedo de cada vez. Em seguida, utilize o mesmo calcanhar para massagear a parte interna do tornozelo do pé oposto. Depois massageie a mesma região, utilizando os dedos do pé.
Para massagear a parte externa do tornozelo, utilize os dedos e o dorso do pé oposto em movimentos suaves de trás para frente.
Para finalizar a massagem, apoie a parte externa do calcanhar na cama, de modo que a sola do pé visível, utilizando a parte posterior do calcanhar oposto, realize suaves movimentos em toda a extensão da sola massageada. Em seguida, repita os passos no outro pé.
Após a execução desses passos, se necessário, limpe o excesso de óleo nos pés, se acomode e descanse.
Conclusão
Com essas três diferentes técnicas de automassagem nos pés é possível condicionar uma rotina de cuidados que podem promover diversos benefícios. Além de relaxar e aliviar dores na região dos pés. Aplicar uma automassagem seja no início ou final do dia promove uma sensação de relaxamento e bem-estar por todo o corpo, mesmo que a região de maior foco sejam os pés e tornozelos.