ASMR - Massagem Cerebral

login
área do
anunciante
anuncie
divulgue
seus serviços!
pt
Idioma Atual
espaço
 
Topo menu
 
 
Cadastre seu e-mail para ficar informado sobre as novidades do Guia de Massagem.
Base menu
 
 
Selo Certificado SSL

espaço

Publicado em 11/11/2019
Compartilhar com o Facebook Compartilhar



Massagem Cerebral? Conheça o ASMR

 
Não faz muito tempo que começaram a aparecer na internet vídeos e conteúdos sobre um curioso tema, mas que fez sucesso com boa parte do público. O ASMR surgiu como alternativa de entretenimento que também serve para relaxar e promover sensações satisfatórias. Acontece que vídeos com essa temática se tornaram bastante populares na internet e canais focados em produções nesse estilo fazem sucesso com o público de diversas idades.
Imagem 132 de Massagem Cerebral? Conheça o ASMR

O nome é uma sigla em inglês que abrevia Autonomous Sensory Meridian Response, que em tradução livre representa algo como resposta meridional sensorial autônoma. Essa resposta é uma sensação de bem-estar e relaxamento, promovida por sons cotidianos ou produzidos de formas inusitadas. Muitas pessoas por exemplo, gostam de dormir com o barulho da chuva ou ao som de uma música calma. O ASMR explora essas sensações utilizando sons como falar sussurrando, manipular materiais como pincéis, penas, plástico bolha, e uma infinidade de itens. Existem inclusive vídeos que simulam uma sessão de massagem, através dos sons.

Outra característica marcante nesse estilo de vídeo são os equipamentos, além dos materiais utilizados para emitir diferentes tipos de som, quem produz vídeos de ASMR, costuma utilizar microfones profissionais para gravar os sons da forma mais realista possível, além disso, alguns produtores investem na compra de um equipamento conhecido como microfone binaural, esse instrumento utiliza tecnologia capaz de transmitir uma sensação tridimensional ao som, ou seja, ao ouvir uma gravação desse tipo, temos a sensação de que conseguimos saber de qual direção vem cada ruído, como acontece pessoalmente ao perceber que alguém se aproxima do seu lado esquerdo e reconhecer a qual distância está a fonte do som. Quem assiste esse tipo de vídeo também tem a recomendação de utilizar fones de ouvido para conseguir perceber tais detalhes, que geralmente, uma caixa de som não é capaz de transmitir.

Cada pessoa pode ter maior sensibilidade positiva e negativa para determinados sons, algumas relatam inclusive, que não sentem nada diferente ao assistir um vídeo de ASMR. Já outras pessoas possuem maior disposição para reagir a tais estímulos, se sentido mais relaxadas, utilizando o conteúdo como uma pratica cotidiana ou estimulo antes de dormir. Algumas pessoas até mesmo se referem ao ASMR apelidando a técnica de "brain massage", massagem cerebral. Ao pesquisar por "brain massage", no youtube é possível confirmar que muitos produtores norte-americanos, tratam os vídeos como uma "sessão de massagem para a mente", utilizando os sons característicos e a resposta sensorial do publico, como uma espécie de massagem inovadora.

O que diz a Ciência?

Imagem 131 de Massagem Cerebral? Conheça o ASMR
Em 2018, as universidades britânicas de Sheffield e Manchester realizaram estudo com voluntários para compreender melhor os efeitos do ASMR. Ao dividir os voluntários em dois grupos, parte deles assistiu vídeos de ASMR enquanto a outra metade assistiu vídeos com outro tipo de conteúdo. Na comparação, boa parte do público que assistiu aos vídeos com gatilhos sonoros, relatou sentir um tipo de formigamento que inicia no topo da cabeça e se espalha pelo corpo, em uma resposta positiva ao sons. Além disso, os pesquisadores notaram que a frequência cardíaca dessa parcela pesquisada diminuiu, outro indício do relaxamento. 

Em uma outra pesquisa, 1.000 voluntários assistiram à uma seleção com vídeos de ASMR, e vídeos sem os estímulos sensoriais. Esses 1.000 participantes e os participantes analisados na pesquisa anterior, foram convidados à preencher um questionários online, relatando em quais momentos sentiram alguma sensação de formigamento ou reação aos sons. Segundo o Dr. Tom Holand, professor de psicologia da Universidade Metropolitana de Manchester, o estudo confirmou que as pessoas que assistiram aos vídeos de ASMR relataram sentir-se mais empolgadas e relaxadas.

Conclusão

Ao conhecer o tema, para muitas pessoas, a primeira impressão pode ser de estranhamento, como em diversas outras práticas à exemplo da acupuntura, musicoterapia e outras. Mas ao entender sua lógica e se interessar por alguns vídeos, muitas pessoas confirmam por experiência, o potencial desses vídeos para auxiliar no relaxamento e promoção da sensação de bem-estar, principalmente antes do dormir ou descansar por alguns instantes. Outro ponto positivo é que esse hábito é simples, para usufruir desses benefícios, basicamente basta acessar aos vídeos descobrir se algo nele te interessa, além do fato de que, não existem contraindicações ou possíveis prejuízos para a saúde, que qualquer outro vídeo comum possa provocar. 




Mais sobre as massagens

O ASMR chama a atenção, e é prazeroso para algumas pessoas ao ponto de ser comparado à uma sessão de massagem, estimulando sensações relaxantes no cérebro. No caso das massagens de fato, o contato é físico e a aplicação dos movimentos sobre a pele geram uma série de reflexos que também podem ser físicos, como o relaxamento muscular e aumento da circulação sanguínea ou emocionais, como a diminuição do stress e sensações de calmaria e prazer. No caso do ASMR, com acesso à internet é possível experimentar seus efeitos em qualquer lugar, principalmente no conforto de casa. Já no caso das sessões de massagem, a principal opção é procurar por algum terapeuta em uma clínica ou spa urbano mais perto da sua casa. Confira alguns locais onde é possível encontrar massagistas:





Redação: Rafael Caetano 
Guia de Massagem











dia 11 (Seg)
ASMR
espaço vazio
espaço
 
Site Seguro Guia de Massagem ®