Utilizamos cookies para melhorar sua experiência no site.
Ao continuar navegando, você está ciente e de acordo com nossos Termos e Políticas de Privacidade.
Concordo

Aromaterapia em Casa

login
área do
anunciante
anuncie
divulgue
seus serviços!
pt
Idioma Atual
espaço
 
Topo menu
 
 
Cadastre seu e-mail para ficar informado sobre as novidades do Guia de Massagem.
Base menu
 
 
Selo Certificado SSL

espaço


Publicado em 30/12/2020
Compartilhar com o Facebook Compartilhar



Aromaterapia em Casa

 
Imagem 161 de Aromaterapia em Casa
Os aromas podem exercer uma forte influência em nossas lembranças e também no humor. O cheiro de pratos que comemos durante a infância ou perfume que alguém próximo costumava usar pode desbloquear na memória uma série de momentos e sensações. Podemos considerar também que cada aroma pode se relacionar com uma personalidade, aromas florais e cítricos por exemplo, são frequentemente relacionados com a sensação de frescor e dias com clima agradável. Outro exemplo são os aromas utilizados em produtos para o público infantil, geralmente com traços frutados e doces. 

A aromaterapia é a pratica que utiliza desses aromas e sua influência em nosso sistema cognitivo para promover benefícios para a nossa saúde. Através produtos elaborados à base de folhas, flores, frutos, caules e raízes, os aromaterapeutas conseguem orientar tratamentos complementares em diversas aplicações, que podem ser na regulação do sono, alívio de stress entre outras situações.

Aliando o útil ao agradável, a aromaterapia nos cômodos da casa tem se popularizado como uma forma de compor ambientes em sintonia com a decoração e função do espaço ao mesmo tempo em que pode trazer a sensação de bem-estar para quem passa por esses espaços. Cada óleo essencial utilizado de forma de forma pura ou em combinações, pode destacar sensações e ser combinado com os diferentes pontos de uma casa. Confira algumas opções para aromatizar os ambientes e usufruir de alguns benefícios dessa técnica:

Entrada

Por ser o primeiro ambiente, o objetivo nesse espaço é destacar uma sensação de acolhimento através de especiarias como o cravo, aromas amadeirados como o cedro ou através de aromas frutados e sutis.

Sala

Para a sala o intuito é parecido, mantendo a linha de um ambiente acolhedor. Porém, vale ressaltar que costumamos passar um bom tempo nesse espaço, portanto, é importante ter cuidado com aromas muito intensos e que possam se tornar "enjoativos". Boas opções são aromas populares e que trazem a sensação de frescor como eucalipto, limão ou em combinações como canela e lavanda.

Cozinha

A cozinha é uma espaço naturalmente rico em aromas, nesse caso, o ideal é utilizar cheiros que combinem com o ambiente, sem criar grande contrastes. Alguns exemplos de aromas funcionais e que combinam com o ambiente são: citronela, cravo e hortelã que ajudam a espantar insetos. Ou então utilizando aromas que possam auxiliar no apetite e digestão como o óleo essencial de cominho, laranja e hortelã-pimenta.

Escritório

Em escritórios e outros ambientes de trabalho podemos utilizar aromas que auxiliem na concentração, memória e alívio da ansiedade. Algumas opções são alecrim e capim-limão.

Quartos

No ambiente de descanso a proposta é utilizar aromas relaxantes e que possam auxiliar na regulação do sono. Nesse caso, aromas bem conhecidos no mercado ganham destaque, são eles: lavanda, aloe vera e camomila romana.

Banheiros e lavabos

Nos banheiros o objetivo é destacar a sensação de frescor e limpeza, por isso, frutas cítricas e folhas com aroma marcante costumam ser indicadas, o limão com seu aroma refrescante pode ser uma boa opção, além disso, pinhomelaleuca (também conhecido como tea tree), possuem cheiro agradável e ação antisséptica.


Difusores

 
Imagem 160 de Difusores

Tão importante quanto acertar no aroma é escolher a forma de propagar esses cheiros no ambiente. Existem diversas alternativas no mercado, algumas mais acessíveis e práticas, outras com características marcantes, então por isso é interessante pensar um pouco e seguir as recomendações de aromaterapeutas. 

Se a ideia é liberar os aromas em momentos específicos, as melhores opções são os sprays e velas. Para manter os aromas sempre no ambiente as alternativas são os difusores com varetas, pot-pourri (trouxinhas de tecido folhas aromáticas) e difusores de óleos essenciais que estejam sempre ligados. Em locais com o tempo seco também pode ser interessante pingar algumas gotas do óleo essencial nos umidificadores de ambiente. Dessa forma é possível controlar a umidade e aroma do espaço, além de promover benefícios para a respiração e sensação de bem-estar.





Redação: Rafael Caetano 
Guia de Massagem
















espaço vazio
espaço
 
Site Seguro Guia de Massagem ®