Acupressão

login
área do
anunciante
anuncie
divulgue
seus serviços!
pt
Idioma Atual
espaço
 
Topo menu
 
 
Cadastre seu e-mail para ficar informado sobre as novidades do Guia de Massagem.
Base menu
 
 
Selo Certificado SSL

espaço

  
Publicado em 24/05/2019
Compartilhar com o Facebook Compartilhar



Acupressão

 
Imagem 123 de Acupressão
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, o corpo humano concentra uma energia vital conhecida como Qi. Essa energia percorre toda a extensão do nosso corpo por pontos chamados de meridianos. Elementos internos ou externos podem desequilibrar essa energia, e a medicina tradicional chinesa considera que esse desequilibro é o causador de dores e doenças.

Cada região de meridianos tem ligação com órgãos do corpo, e o estímulo desses pontos é capaz de aliviar dores ou até mesmo curar doenças. Na acupunturao terapeuta utiliza agulhas para tal estímulo. Mas a massagem pode ser empregada como uma forma de tratamento semelhante, aliando os benefícios das duas terapias. Essa técnica é conhecida como acupressão. O nome é uma adaptação livre do termo acupuntura, que origina do latim, com as palavras acus (agulha) e punctus (ponto). A acupressão utiliza os conhecimentos sobre os pontos meridianos com as pressões manuais, para promover benefícios diversos como alívio da musculatura, diminuição de problemas respiratórios, ansiedade, dor de cabeça e até mesmo da obesidade. A acupressão se apresenta também como uma alternativa para quem tem curiosidade em conhecer os benefícios da acupuntura, mas sente algum tipo de receio, por conta das agulhas.

Outra técnica semelhante e que se tornou muito popular no Brasil é a reflexologia. Baseada no mesmo conceito dos pontos de energia, só que dessa vez, focando nos pés ou nas mãos, o terapeuta aplica pressões sobre a pele, com o objetivo de aliviar dores e incômodos em outras regiões do corpo, incluindo órgãos internos como fígado, estômago entre outros. 

Técnicas como a acupuntura e a acupressão, são reconhecidas como eficazes por diversos profissionais da área da saúde e por pacientes que usufruem dos benefícios dessas terapias, ainda assim, é comum encontrar alguma resistência ou desconfiança de algumas pessoas que ainda não conhecem bem essas técnicas. Nesse caso, é importante ter em mente que salvo casos de pessoas com problemas de pele, fraturas ou casos específicos onde a massagem não é uma terapia indicada, a aplicação da acupressão pode ser utilizada como terapia principal ou complementar com poucos ou praticamente nenhum risco à saúde. 

Ao contrário de tratamentos à base de medicamentos ou substâncias  de ingestão, mesmo que naturais, os tratamentos baseados na massagem, não oferecem riscos como intoxicação, por exemplo. Evidente que sempre será recomendado que o paciente procure por profissionais sérios e qualificados, além de sempre que necessário, contar com acompanhamento de profissionais da medicina convencional.



Rafael Caetano 
Guia de Massagem











dia 11 (Seg)
ASMR
espaço vazio
espaço
 
Site Seguro Guia de Massagem ®