Publicado em 24/05/2019

Compartilhar
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, o corpo humano concentra uma energia vital conhecida como Qi. Essa energia percorre toda a extensão do nosso corpo por pontos chamados de meridianos. Elementos internos ou externos podem desequilibrar essa energia, e a medicina tradicional chinesa considera que esse desequilibro é o causador de dores e doenças.
Cada região de meridianos tem ligação com órgãos do corpo, e o estímulo desses pontos é capaz de aliviar dores ou até mesmo curar doenças. Na acupuntura, o terapeuta utiliza agulhas para tal estímulo. Mas a massagem pode ser empregada como uma forma de tratamento semelhante, aliando os benefícios das duas terapias. Essa técnica é conhecida como acupressão. O nome é uma adaptação livre do termo acupuntura, que origina do latim, com as palavras acus (agulha) e punctus (ponto). A acupressão utiliza os conhecimentos sobre os pontos meridianos com as pressões manuais, para promover benefícios diversos como alívio da musculatura, diminuição de problemas respiratórios, ansiedade, dor de cabeça e até mesmo da obesidade. A acupressão se apresenta também como uma alternativa para quem tem curiosidade em conhecer os benefícios da acupuntura, mas sente algum tipo de receio, por conta das agulhas.
Outra técnica semelhante e que se tornou muito popular no Brasil é a reflexologia. Baseada no mesmo conceito dos pontos de energia, só que dessa vez, focando nos pés ou nas mãos, o terapeuta aplica pressões sobre a pele, com o objetivo de aliviar dores e incômodos em outras regiões do corpo, incluindo órgãos internos como fígado, estômago entre outros.
Técnicas como a acupuntura e a acupressão, são reconhecidas como eficazes por diversos profissionais da área da saúde e por pacientes que usufruem dos benefícios dessas terapias, ainda assim, é comum encontrar alguma resistência ou desconfiança de algumas pessoas que ainda não conhecem bem essas técnicas. Nesse caso, é importante ter em mente que salvo casos de pessoas com problemas de pele, fraturas ou casos específicos onde a massagem não é uma terapia indicada, a aplicação da acupressão pode ser utilizada como terapia principal ou complementar com poucos ou praticamente nenhum risco à saúde.
Ao contrário de tratamentos à base de medicamentos ou substâncias de ingestão, mesmo que naturais, os tratamentos baseados na massagem, não oferecem riscos como intoxicação, por exemplo. Evidente que sempre será recomendado que o paciente procure por profissionais sérios e qualificados, além de sempre que necessário, contar com acompanhamento de profissionais da medicina convencional.
Rafael Caetano Guia de Massagem
|